sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SÍRIA possui o maior arsenal químico do mundo

 Síria é um dos poucos países do mundo não signatário da Convenção sobre Armas Químicas de 1993 e tem um dos maiores e mais sofisticados arsenais químicos, de acordo com dados do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), com sede em Washington.
Só Síria, Egito, Coreia do Norte, Angola e Sudão do Sul não assinaram a Convenção sobre Armas Químicas, enquanto Israel e Mianmar são signatários, mas não ratificaram um tratado internacional que obriga a acabar com o desenvolvimento, produção e uso de armamento químico.

Presidente do Chile sofre queda em visita a escombros de prédios

Amigos e conhecidos do ator e cantor Severo Cruz não se conformam com a situação de quase indigência em que o veterano artista da Capital se encontra. Já faz alguns meses que ele está morando no próprio carro, protegido apenas por uma lona, ao lado da Praça Bento Silvério, na Lagoa da Conceição. No ano passado, Severo perdeu a casa na Costa da Lagoa em um incêndio.
Um grupo de artistas e parceiros promoveu um show para arrecadar dinheiro para a reconstrução do imóvel que pelo visto também foi consumido neste tempo. A preocupação é quanto à saúde e à segurança do ator. O calvário de Severo não combina com a história destacada nos palcos e no cinema catarinense.


Leão da Serra vai pra cima do NEC

“O Inter está com sete pontos, dos nove disputados, estando em terceiro na competição. Temos duas vitórias e um empate. Nosso aproveitamento é de 80%”, atualiza o técnico Nasareno Silva, comentando que a rotina de treinos táticos continua normalizada, com ensaios diários apesar do frio, com vistas ao jogo de domingo, dia 1º de setembro, no estádio municipal Vidal Ramos Júnior, contra o Navegantes Esporte Clube (NEC), às 15h30min, pela Divisão de Acesso do Campeonato Catarinense. Segundo ele, sábado (31), às 10h, no estádio, o treino será aberto ao público.
Para o fim de semana, o Leão da Serra deverá estar melhor preparado contra o adversário do Vale do Itajaí. “Os atletas precisam entrar em campo mais focados no jogo. A ideia é manter um ritmo de qualidade nivelado, como foram os últimos 15 minutos contra o Jaraguá. A ofensiva deverá estar reforçada, sendo que a equipe poderá sofrer alterações devido à falta de rendimento satisfatória de antes. Mas a participação da torcida foi maravilhosa no domingo e esperamos que as lindas imagens se repitam. A Organizada Fúria Jovem é um espetáculo à parte”, pensa Nasareno.
“A ideia é manter um ritmo de qualidade nivelado, como foram os últimos 15 minutos contra o Jaraguá. A ofensiva deverá estar reforçada.” Nasareno Silva
O primeiro turno da disputa conta com nove rodadas. Ao final, há a definição do campeão do turno após partida “mata-mata” entre o primeiro e segundo colocados do turno. No segundo returno, repetem-se os jogos entre os adversários, invertendo-se o mando de campo. O time do Pinheiros está com aproveitamento de 75%, com nove pontos conquistados em 12 disputados, somando três vitórias e uma derrota e está em primeiro lugar na tabela. O Jaraguá está em segundo lugar, com oito pontos. O NEC, adversário deste domingo, tem seis pontos em três jogos, ocupando a sexta posição. Mais detalhes no site http://www.fcf.com.br.

Descuido no trânsito quase vira num acidente grave "Quase"

A falta de atenção aconteceu por voltas de meio dia e meia na Rua Sete de Setembro no Bairro Copacabana, entrocamento com a Rua Presidente Rosevelt. Segundo informações dos motoristas que passavam no local, o condutor do veículo Ford Del Rey estava parado na esquina, e resolveu arrancar para atravessar a Sete de Setembro, no momento não percebeu a vinda de uma moto Honda Biz, conduzida por uma mulher.

Observe a foto na parte traseira da Camioneta. Cheio da galera não é proibido isso?
 Os motoristas relataram que foi muita sorte, porque a condutora da moto no momento exato conseguiu desviar do veículo até subir na calçada. A mulher teve somente ferimentos leves e foi encaminhada imediatamente pelo SAMU que desta vez foi ágil.

Secretário Gabriel Ribeiro debate fortalecimento do agronegócio com representantes dos trabalhadores rurais

Nesta quinta-feira, 29, o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, recebeu os presidentes das Associações dos Trabalhadores Rurais de 15 municípios. A conversa teve como foco o fortalecimento do agronegócio, através da parceria entre o Governo e os produtores. A Serra Catarinense tem aproximadamente 40 mil pessoas trabalhando no campo, e o Estado disponibiliza calcário e sementes de milho e forrageira para auxiliá-los, além de subsidiar os juros de empréstimos feitos para melhorar a produção agrícola e agropecuária.   

Os presidentes das associações mostraram alguns projetos ligados ao desenvolvimento do agronegócio que estão em execução, e entregaram ao secretário Gabriel Ribeiro a proposta de implantação do sistema de telefonia fixa e internet no meio rural. “Estamos unidos na missão de levar tecnologia para o campo”, disse o representante de Capão Alto, Sebastião Osni do Amaral.   

O secretário ressaltou que o pleito será apresentado ao Conselho de Desenvolvimento Regional, e destacou a importância da participação dos trabalhadores rurais na elaboração das políticas relacionadas ao agronegócio. “Vocês conhecem a realidade do setor, e é fundamental que exponham suas necessidades ao Governo. Dessa forma, cria-se um canal para a busca de soluções práticas e eficazes”, diz Gabriel Ribeiro.

Quase 113 mil exames não são retirados pelos usuários em Lages

Esse comportamento resulta em um prejuízo em torno dos R$ 100 mil por mês. Um exame não retirado transforma-se em ônus aos cofres públicos e reflete no bolso dos usuários que precisam do Sistema Único de Saúde.

A equipe da Secretaria de Saúde de Lages começou uma campanha de conscientização aos usuários, referente à importância da retirada dos laudos de exames uma vez que, apesar da agilidade no atendimento, cerca de 30% dos pacientes não os buscam no período adequado. Dados apontam que somente de janeiro a julho deste ano, quase 113 mil exames foram realizados e não retirados.


Esse comportamento resulta em um prejuízo em torno dos R$ 100 mil por mês. “Um exame não retirado transforma-se em ônus aos cofres públicos e reflete no bolso dos usuários que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS) para efetuar qualquer tipo de atendimento médico. Queremos que haja a conscientização da comunidade sobre a gravidade deste problema”, explica o diretor administrativo-financeiro da Secretaria de Saúde, Maurício Batalha.


O mês de abril foi o mais preocupante, com 96.203 exames autorizados. Destes, 72.224 pessoas realizaram o procedimento, porém, 22.140 pacientes não retornaram às unidades laboratoriais para retirar os laudos. “Dos exames efetuados, 60% acabam sem seu destino final, uma vez que após 30 dias o prazo de validade expira e o paciente precisará requerer outro, o que o faz voltar à fila, resultando em uma demora ainda maior”, afirma Maurício.
Com o processo de informatização, através do cadastro do paciente pelo Cartão SUS, o cidadão que requerer o exame, bem como uma consulta especializada e não comparecer na data marcada ficará impedido de realizar qualquer procedimento na rede pública de saúde por um período de 30 dias. “O paciente não ficará bloqueado permanentemente, esta é apenas uma medida para que os prazos sejam respeitados e tudo seja concluído com mais rapidez”, diz.

Raios X: 30% não retiram os laudos

O impasse acontece também com os exames de raios X efetuados no hospital Tereza Ramos. Dos exames autorizados, somente 79% são realizados, e destes, 30% não tem seus laudos retirados. “Isso prejudica e muito a própria população, impedindo outras pessoas que necessitam destes procedimentos efetuar os exames em tempo hábil”, declara Maurício.
Até o fim do ano, com o encerramento do processo de informatização da pasta, um cadastro revelará todas as pessoas que fizeram o exame e não foram buscar e, além disso, será mostrado o número de pacientes que levam o laudo ao médico. “É muito importante que a pessoa, mesmo que haja significativa melhora, prossiga o tratamento em todas as etapas, até o fim”, enfatiza.

Situação se repete nas consultas especializadas

A Policlínica Municipal dispõe de atendimento nas especialidades de neurologia, dermatologia, ginecologia, pediatria, oftalmologia, cardiologia, entre outros. Em média são marcadas 15 consultas por dia em cada uma dessas especialidades, porém, o descaso dos pacientes que não comparecem ao atendimento ultrapassa os 60%.


 Maurício explica que este não comparecimento não é por conta da demora na marcação de consultas. “Como determinou o prefeito Elizeu Mattos, nesta gestão o atendimento hábil e de qualidade na saúde será prioridade. Estamos caminhando para isso, mas é necessária a compreensão dos usuários para que os trabalhos andem conforme se deseja”, afirma.

Para que estes transtornos sejam menos corriqueiros, se o paciente não puder comparecer à consulta, o ideal é avisar o setor com antecedência. “Assim, as equipes poderão encaixar outro paciente no horário, o que automaticamente fará o andamento da fila fluir”, reitera.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Polícia realiza blitz educativa.

 Blitz aconteceu na Avenida Dr. Aujor Luz, no Bairro conte.

Nem só de prisão vive uma polícia, nem pode esperar que os delitos  aconteçam para ser chamada a interferir e noutros momentos, mostrar-se exigente contra a população, aplicando medidas para surpreendê-la, às vezes querendo mostrar serviço, digamos, quase sem nenhuma propriedade.


 A polícia, no exercício de sua finalidade, tem que ser dinâmica, ágil, técnica, versátil e ponderada, antecipando-se à pratica de qualquer fato,portanto, todo esforço e iniciativa dirigidos para melhorar efetivamente o nível da segurança da população são sempre bem recebidos e demasiadamente necessários.


 Os policiais rotineiramente , desenvolvem suas blitz de caráter preventivo sempre dirigidas para contrapor os impulsos e manifestações de violência humana, efetiva ou em potencial, adormecida em alguns, latentes em outros, evidenciado com a iniciativa, melhores e oportunas perspectivas de segurança,  gesto que o público assimila com a construção da tranquilidade pública, ainda que seja desfavorável a certos tipos de pessoa, incomodando a quem deve ser incomodado, imprimindo resultados sempre animadores e proveitosos, alcançando seus objetivos e conquistando o preço da população.


 A polícia deve continuar sendo notada a presença e sentida sua ausência.





Governo, Município e Lages Garden Shopping firmam parceria para gerar emprego

O governador Raimundo Colombo selou a participação do Estado na construção do Lages Garden Shopping. Na tarde desta quarta-feira, 28, ele assinou o documento que formaliza o enquadramento do empreendimento no Programa Pró Emprego.
 O acordo prevê a destinação de cerca de R$ 3 milhões, via compensação de Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para a aquisição de insumos e equipamentos de fornecedores estabelecidos em Santa Catarina.

“Lages é uma cidade polo e quanto mais forte for o serviço, o comércio e o sistema universitário, mais forte será a região, porque o impacto é imediato. Hoje, a realidade é que as pessoas saem daqui para comprar em outras cidades.

 Quando o shopping estiver pronto, irá fortalecer a cidade, gerando emprego e renda”, disse o governador.

O Pró Emprego foi criado para gerar renda por meio do incentivo a empreendimentos considerados relevantes no contexto socioeconômico. A Secretaria de Estado da Fazenda já tramitou a documentação que concede o tratamento tributário diferenciado ao empreendimento.

O centro comercial está sendo edificado pelo grupo Tenco Shopping Centers S/A, que detém 56% do controle acionista, em parceria com investidores catarinenses. Com 82 mil metros quadrados de área construída, a estrutura está orçada em mais de R$ 90 milhões.

Atualmente, cem pessoas estão atuando nas obras, porém, de acordo com o diretor de logística, Antônio Wiggers, o número poderá chegar a 500 no auge dos trabalhos.

 “O ritmo vem se intensificando de forma gradativa, e novos colaboradores serão contratados para que o cronograma seja cumprido dentro do prazo estipulado”, explica Wiggers. 

A previsão é que a estrutura seja inaugurada em setembro de 2014. Estima-se que o Lages Garden Shopping movimentará R$ 30 milhões por mês, gerando aproximadamente 2 mil empregos diretos. Serão 180 lojas, além de hotel e hipermercado.

 O objetivo do empreendimento é oferecer conforto e modernidade aos moradores da Serra Catarinense e aos turistas que passam pela região.  



Após a formalização da parceria, o governador Raimundo Colombo visitou o canteiro de obras, acompanhado dos acionistas, do secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro; do presidente da SC Par, Paulo Cesar da Costa;  e do prefeito de Lages, Elizeu Mattos.

Um dos fatos também que marco a tarde do dia 28 de Agosto de 2013, foi o Sr Aldori trabalhador do Lages Garden Shopping. Segundo o Prefeito o Sr Aldori estava no Litoral, e quando percebeu que abriu algumas vagas para trabalhar no Shopping ele veio correndo para Lages para fazer parte desta história que está se iniciando.

Trabalhadores do Lages Garden Shopping atentos a cada palavra que saia das autoridades que ali fizeram uma palestra para Imprensa, Secretários e amigos.


Governador disse também que está muito contente nestes últimos dias que visita Lages. O mesmo disse que só está fortalecendo não só a cidade como também Santa Catarina, para que no futuro sejamos uma metrópole desenvolvida, e um Estado de primeiro Mundo. Lages só tem a crescer daqui pra frente.


Não poderia faltar ele, "Carça" Larga, que apareceu em todos os "flashs" junto com o Prefeito Elizeu Matos, Sec Gabriel Ribeiro e Governador Raimundo Colombo

Se fizeram presente também neste grande eventos elas, Carla Rech (Sec da Comunicação da Prefeitura) Olivete Salmória (Colunista e Blogueira) e também Silviane Mannrich (Repórter do Jornal Correio Lageano)



No final disso tudo não poderia faltar aquele belo "Lambe dedo"





E para pegar a estrada para Floripa, Governador e Prefeito deixam suas prozas finais. (O que será que eles estavam falando) Shopping, Duque, Av Santa Catarina, Complexo Araucária, Ponte Grande entre inúmeras obras que o Prefeito está realizando na cidade de Lages 


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

FORMATURA DAS SOCORRISTAS

Formatura de socorristas será no dia 29

Participaram 54 agentes de trânsito e de 16 agentes operacionais que 
fazem a Ronda Tática coordenada pela Secretaria de Segurança e Ordem 
Pública do Município de Lages

Nesta quinta-feira (29) ocorrerá a solenidade de formatura do curso de 
Socorrista, promovido pelo 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e que 
teve a participação de 54 agentes de trânsito e de 16 agentes 
operacionais que fazem a Ronda Tática coordenada pela Secretaria de 
Segurança e Ordem Pública do Município de Lages. O ato será realizado no 
auditório da Associação Empresarial (Acil), a partir das 19h.
O curso foi ministrado por pessoal do 6º BPM e do Corpo de Bombeiros de 
Lages, no quartel da Polícia Militar, à tarde e à noite, no período de 9 
de julho a 23 de agosto, duas vezes por semana, num total de 42 
horas/aulas. Capacitar os participantes para a prestação de suporte 
básico e avançado à vida de vítimas de acidentes fez parte da 
programação. “Alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, 
evitar complicações e até mesmo salvar pessoas”, disse a gerente de 
Educação no Trânsito da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Adriana 

ACABOU A ESPERA POR MAMOGRAFIA


- Mamografia: termina a espera de pacientes na fila desde 2012

- São Miguel recebe a primeira edição do Desenvolvimento nos Bairros
_____________________________________________________________________________________

Mamografia: termina a espera de pacientes na fila desde 2012

A partir do mês de setembro, será realizada uma média de 300 exames por 
mês, atendendo a demanda em tempo hábil

Uma clínica especializada em exames de mamografia foi credenciada para 
atender as mais de 800 mulheres que aguardam na fila desde o segundo 
semestre do ano passado. A partir do mês de setembro, será realizada uma 
média de 300 exames por mês, atendendo a demanda em tempo hábil. A 
equipe do setor de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Lages fará 
um mutirão para contatar, através do telefone, todas as pacientes que 
possuam a requisição do exame em 2012.
O procedimento foi interrompido no ano passado devido a problemas no 
equipamento do Hospital Teresa Ramos. “Agora a situação será controlada 
e assim que todas as pacientes de 2012 forem atendidas, passaremos à 
lista de 2013”, diz a auxiliar administrativa da Saúde da Mulher, 
Meiriane Correa. Neste primeiro momento serão chamadas somente as 
mulheres com requisição para 2012.
As pacientes que aguardam na fila devem dirigir-se ao setor da Saúde da 
Mulher para agendar o exame, no terceiro andar da Policlínica Municipal, 
localizada na rua Governador Jorge Lacerda, Centro, próximo à Secretaria 
de Saúde. “É importante que as pacientes confiram a data da solicitação 
para evitar possíveis transtornos e que sejam encaminhadas com maior 
agilidade”, explica.
Os casos de urgência e emergência não deixarão de ser atendidos. 
“Estamos trabalhando muito para diminuir cada vez mais a demanda 
reprimida”, diz Meiriane. Uma das ações é a reforma da sala de raios X e 
mamografia da Secretaria de Saúde que está em andamento.

Inverno e seca aquecem mercado do leite em sc

O preço pago aos produtores rurais pelas indústrias lácteas na aquisição de leite subiu mais uma vez, impulsionado pela redução na oferta em razão do inverno no sul e da seca no centro-oeste brasileiro, especialmente em Minas Gerais. A produção de leite continua sendo uma das mais rentáveis atividades agropecuárias de Santa Catarina, neste ano. Os valores de referência dessa matéria-prima, calculados pelo Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite do Estado (Conseleite), aumentaram mais 2,6% para este mês de agosto, ampliando os ganhos dos produtores rurais.

hora de prestar vestibular

Brasília 28/08/2013 - As altas taxas de inscrição, a competição desigual e muita ansiedade são algumas das dificuldades enfrentadas por brasileiros menos favorecidos na hora de prestar vestibular.

Moradores reclamam de buraco na Avenida

Essa é para os tapa buracos de plantão. Na descida da Avenida Dr Aujor Luz divisa do Bairro Maria Angélica com Bairro Santa Catarina, tem um pequeno buraco que está atrapalhando e dando custo para os motoristas. O buraco é de forma pequena mas é fundo, aonde cabe bem certinho um pneu para imprensar dentro. Então aos tapa buracos de plantão tem trabalho pra fazer nesta Avenida, e porque não na cidade.



Fiquei no local cerca de 20 min, e não quero mentir neste tempo foram 8 carros que entraram dentro do buraco, e 5 desviaram e quase provocou um acidente frontal. eu disse FRONTAL! Vamos lá e vamos dar assistência para os moradores e evitar coisa grande ai.


Rótula concluída

Agora da pra se dizer que acidentes nesta rótula não vai acontecer mais. Pelo que vi a rótula ficou literalmente perfeita e feita com um trabalho de quase 5 semanas, mas valeu a pena, fora os cavaletes que foram centenas quebrados que ficaram para proteger os tijolos e britas que tinham para concluir durante o período de trabalho. Valeu Secretaria de obras, agora partiu pra outra obra porque a cidade não para.


Agora os trabalhadores da Secretária de obras estão retirando as britas que ficaram, e depois repassar a conclusão para o Secretário Hampel para realizar o trabalho de pintura da rótula, dai sim fica perfeito.


Obras paradas?

Eu sou morador do Bairro Santa Catarina estou fazendo parte da maior obra de Saneamento Básico, o Complexo Araucária. Percebi que as obras estão paradas, fui a fundo no desenrolar dos trabalhos e descobri que está atrasado os pagamentos da empresa que está realizando as obras.


Segundo informações são 5 meses de atrasos aos pagamentos que ficaram pendentes. As obras estão paradas a mais de duas semanas. Ou seja, buraco, poeira, lama/barro, transtornos tem de sobra nessas bandas. 

Rádio Clube é homenageada

 O documento foi apresentado pelo vereador Adilson Padeiro, na sessão ordinária desta segunda-feira (26), parabenizando a rádio pelos 66 anos de fundação e história na cidade de Lages.
O legislador falou da importância da emissora e destacou o viés social que a rádio e seus comunicadores oferecem a população lageana: “Estes dias fui pela manhã à rádio e encontrei o Maneca, quando cheguei à noite lá ele ainda estava lá, até brinquei com ele falando que ele estaria morando lá. A Rádio Clube e o Maneca têm uma ligação incrível, e que faz muito pela nossa comunidade, sem deixar de falar de cada um que trabalha lá dentro, desde a faxineira até o diretor são peças fundamentais para desempenhar esse belo trabalho que a emissora vem desenvolvendo”, afirmou.


 
A Rádio Clube foi fundada em 25 de agosto de 1947, sendo a pioneira das comunicações na Serra Catarinense, colocando no ar a emissora de maior credibilidade do Estado de Santa Catarina, pelo papel fundamental que desenvolve seus trabalhos junto à comunidade até os dias de hoje.
A emissora há 66 anos, trabalha com a responsabilidade social, tendo demonstrado sua árdua atuação perante a comunidade, sempre presente e atuante nos problemas sociais, comunitários e econômicos da serra catarinense, principalmente em relação ao desenvolvimento de Lages. Nessa caminhada de 67 anos a emissora continua a desempenhar seu papel tão importante, sendo reconhecida em todos os quadrantes do Estado, como a rádio que é “do povo para o povo”. Pois há muitos anos continua a dar sua parcela de contribuição, fazendo que o amanhecer de todos os lageanos seja mais brilhante.
Por isso, que a sua história já é consagrada em Lages, pois muitos parceiros, colaboradores, anunciantes, profissionais da comunicação marcaram a história desta rádio dentro da emissora de tamanha grandeza.
Além disso, a Rádio Clube de Lages, através do Sistema Catarinense de Comunicação, vem ao longo de mais de cinco décadas, ganhando forma, e esta cada vez mais diversificada, com noticias, entrevistas, avisos de utilidade pública, previsão do tempo, promoção e incentivo a campanhas solidárias, aproximando cidade e interior

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...