domingo, 8 de dezembro de 2013

Governador visita obras do Colégio Rosa

O governador Raimundo Colombo visitou as obras de restauração do prédio popularmente conhecido como Colégio Rosa, nesta sexta-feira, 6. O Governo do Estado está investindo R$ 5,9 milhões do Fundo Social para transformar a edificação centenária em um centro cultural que agregará atividades ligadas à educação, arte, turismo, lazer e gastronomia. O espaço será administrado pelo Sesc.

“É gratificante ver um patrimônio tão importante para a Serra catarinense ganhando vida. O prédio tem um valor histórico imenso. Ele foi construído para educar nossos antepassados, e agora está sendo preparado para servir a geração atual. Muito em breve, todos poderão desfrutar do conforto deste espaço”, disse o governador.     

O secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, o secretário do Fundo Social, Celso Calcagnotto, o prefeito Elizeu Mattos e os engenheiros responsáveis pela obra acompanharam a visita.

As paredes externas já foram restauradas, e estão sendo pintadas com a cor original. A parte interna do prédio, por sua vez, está recebendo tinta branca. Praticamente todas as portas e janelas já foram restauradas, assim como o forro do segundo piso. Várias peças tipográficas foram refeitas a partir de fôrmas com desenhos idênticos aos fixados no prédio na época da construção. Elas irão substituir as peças danificadas. A restauração deve ser concluída ano primeiro semestre do ano que vem.

Durante a visita, o gerente regional do Sesc, Sebastião Moura, entregou ao governador uma planilha com as ações que a entidade irá oferecer ao público no futuro. O local será dedicado a aulas de dança, música e arte, exposição de obras de artistas locais, gastronomia, leitura e recreação infantil. O espaço terá ainda um local para a prática de jogos de carta e dominó, dois auditórios e acesso a internet. Para melhorar a acessibilidade, um elevador será instalado para interligar subsolo e os dois pavimentos. Mais de 40 operários estão engajados na obra.

O prédio foi construído no início do século passado para ser um dos primeiros grupos estudantis de Santa Catarina. Entre 1912 e 2011, a escola estadual Vidal Ramos funcionou no local. Os alunos ganharam um novo espaço, mas a edificação centenária será devolvida à população em um formato cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...