domingo, 24 de novembro de 2013

Lages na rota do blues internacional

O prefeito Elizeu Mattos, vestido com a camisa do Inter de Lages, saudou o público e recepcionou Henry, o primeiro a se apresentar

Duas grandes atrações internacionais fecharam com chave de ouro as festividades em comemoração aos 247 anos da fundação de Lages. Os ícones norte-americanos do blues, Henry Gray e J.J. Jackson subiram ao palco da praça Joca Neves, atraindo centenas de pessoas, de todas as idades, amantes do estilo ou simplesmente curiosas por conhecer as duas figuras marcantes no cenário musical mundial. 

Apesar de serem norte-americanos, e viverem do mesmo som, esta é a primeira vez que os dois gigantes do blues dividem o mesmo palco. O lageano Marzio Lenzi e sua banda abriu o show, deixando uma prévia do que seria a apresentação das duas lendas do autêntico blues.

Esta é a segunda edição do Lages Blues somente neste ano, colocando a cidade na rota do blues internacional. Em maio, como um “esquenta” para a Festa Nacional do Pinhão, a Joca Neves lotou com a presença de Linsey Alexander que se apresentou no Pinhão Blues.

 “Aproveitamos o aniversário da cidade, um momento muito importante para a cidade, para interagir com os músicos locais e os ícones internacionais, proporcionando um momento diferente para a nossa população”, afirma o secretário de Turismo, Flávio Agustini.

A presença dos cantores em Lages foi possível graças a intervenção da Secretaria de Turismo e da Fundação Cultural, que conseguiram contato com um dos produtores, que reside em Itajaí, e faz conexão com artistas de cidades norte-americanas, como Louisiana, nos EUA. 


Nos próximos dias eles seguem para Caxias do Sul (RS) e Florianópolis. “Lages tem uma cultura tradicionalista muito forte, mas lembramos que existe uma diversidade cultural, com artistas locais de renome, como o próprio Expresso Rural, e Marzio Lenzi que despontou inclusive a nível nacional. Então nada mais justo que reforçarmos nossa identidade e dar espaço para a cena pop-rock que encontra eco quando se faz um show desta grandeza e lota a praça”, destaca o agente cultural Gilson Maximo.


O prefeito Elizeu Mattos, vestido com a camisa do Inter de Lages, saudou o público e recepcionou Henry, o primeiro a se apresentar. No auge de seus 89 anos, esbanjou vitalidade com seu piano de som inconfundível, dando um toque especial às guitarras vibrantes de Adrian Flores, músico argentino que adotou Santa Catarina como sua terra – reside em Itajaí há quase dez anos e acompanha o músico sempre que vem ao Brasil. Henry é um dos gigantes do blues e um dos poucos que ainda tocam os clássicos norte-americanos com tanta autenticidade.

 “Nesta noite teremos o blues genuíno e autêntico, sem misturas, e faremos as pessoas vibrarem”, anunciava Adrian, um pouco antes de o show começar. Depois, J.J. Jackson subiu ao palco e fez o público vibrar com clássicos do blues.

A praça se transformou em um celeiro de admiradores do estilo, mas também atraiu quem sequer ouviu falar de Henry Grey ou J.J. Jackson, mas adoraram a oportunidade de descobrir um novo gosto musical. “Não conhecia a obra deles, embora gostemos muito de rock, embalado no berço do blues. Gostamos muito da iniciativa e achamos que precisa ser ampliado, quem sabe trazendo nomes do cenário nacional”, comenta o casal Willian Duarte Lima e Edna Lima.

Artistas locais também foram prestigiar o show, como o vocalista do Orquídea Negra, Vinícius Porto, o Boca. “A prefeitura está de parabéns. Dificilmente vemos iniciativas como esta vindo de órgãos públicos, a maioria parte da iniciativa privada”, salienta. Show pirotécnico também fez parte das atrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...