quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Alunos se mobilizam e pedem paz

“Os ensinamentos sobre respeito, dignidade e valores éticos começam em casa e tem continuação na sala de aula. Nós, professores, damos prosseguimento formando sujeitos para uma sociedade melhor e humanizada.” Rita de Cássia Santos
O alto índice de violência e vandalismo nas escolas municipais motivou a Secretaria de Educação de Lages lançar o projeto “Educação pela Paz”, em todas as unidades de ensino fundamental e infantil desde o início do ano. As instituições encontraram uma maneira de chamar a atenção da comunidade para o tema e apresentam a devolutiva dos projetos.
Nesta quarta-feira (30) a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Emília Furtado Ramos, no Gethal, realizou uma caminhada com o tema “Paz é você quem faz”, com a participação de todos os cerca de 200 alunos e os professores. De acordo com a monitora do projeto, Rita de Cassia Santos da Silva, o objetivo é resgatar valores e trazer de volta a presença da família na educação dos filhos. “Os ensinamentos sobre respeito, dignidade e valores éticos começam em casa e tem continuação na escola. Nós, professores, damos prosseguimento formando sujeitos para uma sociedade melhor e humanizada”, comenta.
Além do trabalho pedagógico e dinâmico em sala de aula, uma atividade diferenciada buscou aproximar mais os estudantes. As crianças saíram pelo bairro e conheceram os familiares dos próprios colegas, visitando residências, acompanhados dos professores. “O intuito é que as crianças interagissem entre elas e conhecessem outras formas de se relacionar”, argumenta a monitora.
Uma das coordenadoras do Educação pela Paz, Neriane Ribeiro, diz que cada escola escolheu uma forma de desenvolver a temática. “Muitas optarampela caminhada como forma de chamar a atenção da comunidade. Outras estão fazendo devolutivas internas e celebrações ecumênicas, mas todas com o mesmo objetivo:disseminar a paz”, argumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...