quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Infraestrutura inicia obras para eliminar alagamentos

Com investimentos municipais de R$ 100 mil, colocação de tubos deverá por fim a alagamentos e enxurradas nas residências de duas ruas próximas à avenida Carahá


Logo no começo da manhã desta quinta-feira (8), profissionais da Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e a empresa terceirizada Viaplan, iniciaram uma obra de tubulação na rede pluvial para sanar problemas de alagamentos e enxurradas que estavam tirando o sono de moradores das ruas Professor Teobaldo Delwing e Otacílio Couto, no Centro.


A primeira rua está situada na esquina com a avenida Belizário Ramos (Carahá) no trecho em frente à Praça dos Motoristas, esquina de acesso à rua Frei Gabriel. Já a segunda está localizada na esquina com a Professor Teobaldo Delwing. A tubulação partirá, também, da escadaria de acesso à Escola de Educação Básica (EEB) Vidal Ramos, atingida pelos entulhos que chegam carregados pelas chuvas.


O tráfego de veículos estritamente no trecho da obra foi interditado pelos agentes municipais de trânsito às 9h e seguirá até por volta das 17h. “Os motoristas deverão desviar pela Aristiliano Ramos, de acesso à Lauro Müller, uma das principais ruas do Centro. Iremos concentrar os trabalhos hoje (quinta) no trecho da Carahá, justamente para não atrapalhar o fluxo de carros em outros dias”, avisa o secretário de Infraestrutura, Joel Netto Momm.


A obra, executada integralmente com recursos municipais, na ordem de R$ 100 mil, terá duração de uma semana, compreendendo a colocação de aproximadamente 280 tubos com 1,20 metro de diâmetro, nos percursos da Carahá e das duas ruas, para eliminar a dor de cabeça dos moradores da região. A travessia da água será modificada e terá o rio Carahá como destino da vazão pluvial.


Essa é considerada uma obra de grande porte e resolverá um problema já bem antigo. “Escolhemos tubos desse tamanho justamente para reforçar a estrutura. Recebemos várias reclamações esse ano por causa das condições. Como não podemos consertar o impasse dentro dos lotes devido à impossibilidade de entrarmos embaixo das residências, para manutenção e limpeza, o desvio pelas ruas foi a melhor solução encontrada. Pedimos o auxílio da Semasa porque, se houver ligações de esgotamento sanitário diretas à rua, embora clandestinas, pois não são permitidas, precisaremos de providências, assim como precisamos das análises de adutoras”, explica Joel. Em outro momento, segundo ele, a partir da aquisição de novos recursos, a tubulação será estendida à rua Lauro Müller.


O diretor de Infraestrutura, engenheiro Jackson Westphal, adianta que as duas ruas envolvidas com a obra serão parcialmente fechadas por cerca de dois dias. “Não será necessário fechar a mão dupla porque ficará liberada uma das vias, sem causar atrasos ou outros incômodos para os motoristas”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...