segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dia da Conservação do Solo


Neste 15 de abril (e não deveria ser somente neste), comemora-se o Dia Nacional da Conservação do Solo. Uma data para alertar sobre os riscos de degradação do meio ambiente e a importância do trabalho dos engenheiros agrônomos junto aos produtores rurais.

Os números têm sido alarmantes, pois mostram que a destruição do solo já reduziu a produção de
Eng. Agrônomo e Diretor de Comunicação do SEAGRO-SC
alimentos em um quinto das áreas cultivadas de todo o mundo. Com o aumento nos casos de fome e de perda de produtividade, o Seagro-SC destaca a importância de se pensar alternativas para a produção de alimentos de forma sustentável, aliada à novas tecnologias que tenham como objetivo preservar o meio ambiente.

Entre os principais fatores que contribuem para a degradação do solo, estão às causas naturais - como o clima, que provoca erosão e as causas artificiais, ligadas à intervenção do ser humano, como o mau uso do solo. Não podemos esquecer ainda do uso irracional de agrotóxicos, que além de contaminar os alimentos, deixa resíduos na terra, mudando a composição química e biológica das áreas de plantio. O desmatamento e as queimadas são também fatores importantes que desestruturam o solo, deixando-o vulnerável à erosão.

Como engenheiros agrônomos lembramos da importância e da missão (até humana e social), de recuperar e preservar o que ainda resta solo. O engenheiro agrônomo é o profissional que trabalha diretamente com o produtor rural e é ele quem pode aconselhar sobre o correto manejo e conservação da terra, na agricultura ou na pecuária. Uma data para refletir também sobre o papel dos órgãos e responsáveis e sua relação com o meio ambiente.

Tudo para que possamos viver mais, melhor e com mais qualidade de vida neste planeta.

Jorge Dotti Cesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...